- HIST. DE MONTEJUNTO
- LENDAS DE PORTUGAL
- PPS E VIDEOS A SILVA
- DOCUMENTÁRIOS
- REIS DE PORTUGAL
- POVOS E CIVILIZAÇÕES
- MAR PORTUGUÊS
- MAIORES CLUBES MUNDO
- MUSEUS E PALÁCIOS
- MUSEU DO LOUVRE
- PALÁCIO AUGUSTUSBURG
- BERLINER STADTSCHLOSS
- MUSEU BRITANICO
- MUSEU DA COREIA DO SUL
- MUSEU DA CATALUNHA
- PALÁCIO DE POTSDAM
- PALÁCIO DO ELISEU
- PALÁCIO BUCKINGHAM
- MUSEU IMPERIAL
- MUSEU HERMITAGE
- PALÁCIO DO KREMLIN
- PALÁCIO DE VERSALHES
- PALÁCIO DE SCHOBRUNN
- CASTELO DE BUDA
- SOMERSET HOUSE
- RESIDENCIA MUNIQUE
- MUSEUS VATICANOS
- CIDADE PROIBIDA
- PALÁCIO DE BELÉM
- PAÇO DA RIBEIRA
- MUSEU DO CARAMULO
- PALACIO DE DOGE
- CASTELO DE MALBORK
- PALÁCIO REAL MADRID
- HAMPTON COURT
- PALÁCIO DO MONACO
- MUSEU DO PRADO
- FILOSOFOS GREGOS
- PERSONAGENS GREGAS
- MITOLOGIA GREGA
- HISTÓRIA DA GRÉCIA
- HISTÓRIA ROMA ANTIGA
- GRANDES PERSONAGENS
- IMPERADORES ROMANOS
- PERSONAGENS ROMANAS
- ESCRIT. PORTUGUESES
- FILOSOFIA CRISTÃ
- MARTINHO LUTERO
- CLEMENTE ALEXANDRIA
- BASILIO DE CESAREIA
- GREGÓRIO DE NAZIANZO
- ALBERTO MAGNO
- ANSELMO DE CANTUÁRIA
- ERASMO DE ROTERDÃO
- HUGO GRÓCIO
- GREGÓRIO DE NÍSSA
- IRINEU DE LYON
- TOMAZ DE AQUINO
- NICOLAU DE CUSA
- JOÃO CRISOSTOMO
- AMBRÓSIO
- CATARINA DE SIENA
- FILOSOFIA BIZANTINA
- ATANÁSIO ALEXANDRIA
- FLAVIO JUSTINO
- IMMANUEL KANT
- BLAISE PASCAL
- JACÓ ARMÍNIO
- CRISTIAN PRIMITIVO
- TERTULIANO
- PEDRO ABELARDO
- O MUNDO EM FOTOS
- FOTOS PELO MUNDO
- FOTOS CIDADES MUNDO
- CIDADES DO MUNDO
- VIAJAR PELO MUNDO
- FOTOS DE FRANÇA
- FOTOS DA ALEMANHA
- FOTOS DE ITÁLIA
- FOTOS DE ÁFRICA
- PALÁC. E MONUMENTOS
- PORTUGAL A.HISTÓRICAS
- FOTOS DE INGLATERRA
- FOTOS DO BRASIL
- CIDADES DE ISRAEL
- E.UNIDOS E CANADÁ
- ESPANHA-ULT.FOTOS
- FOTOS-ILHAS BALEARES
- FOTOS DE LA RIOJA
- FOTOS DE CORDOVA
- FOTOS DE GRANADA
- FOTOS DAS CANÁRIAS
- FOTOS DE EUSKADI
- FOTOS DE MÉRIDA
- FOTOS DE NAVARRA
- FOTOS DE CADIZ
- FOTOS-CAST ESPANHA
- FOTOS DA CATALUNHA
- FOTOS DE CANTÁBRIA
- FOTOS-CAST LA PLANA
- FOTOS DE SEVILHA
- FOTOS DE VALENCIA
- FOTOS DE MADRID
- FOTOS-COSTA HUELVA
- FOTOS CIDADE RODRIGO
- ESPANHA-VAR. CIDADES
- ESPANHA-NOVAS FOTOS
- FOTOS DE GUADALUPE
- FOTOS DE ARRANJUEZ
- FOTOS-CAT.ASTORGA
- FOTOS DE PLASENCIA
- FOTOS DE VAL CAÍDOS
- FOTOS DE BARCELONA
- FOTOS DE SANÁBRIA
- FOTOS DE LEON
- FOTOS-PONFERRADA
- FOTOS DE SOBRARBE
- FOTOS DE CARMONA
- FOTOS DE ZAMORA
- FOTOS DE ALCALÁ REAL
- FOTOS DE MATARRANHA
- FOTOS DE TENERIFE
- FOTOS DE LANZAROTE
- FOTOS DE TOLEDO
- FOTOS-VISTAS MADRID
- FOTOS-PAL.ANDALUCES
- FOTOS-STO ILDEFONSO
- FOTOS P ARAGONESES
- BELAS PAISAGENS
- PORTUGAL-AÇORES
- FOTOS P AOS AÇORES
- FOTOS-BELEZA AÇORES
- FOTOS-FÉRIAS AÇORES
- FOTOS DA ILHA DO PICO
- FOTOS-ILHA SÃO JORGE
- FOTOS-ILHA FLORES
- FOTOS DO FAIAL
- FOTOS DA GRACIOSA
- FOTOS-ILHA TERCEIRA
- FOTOS-PONTA DELGADA
- FOTOS-A DO HEROISMO
- FOTOS DE SÃO MIGUEL
- FOTOS DE SANTA MARIA
- FOTOS-V.F DO CAMPO
- FOTOS-PAT.RELIGIOSO
- FOTOS-RIBEIRA GRANDE
- FOTOS-NORD.S.MIGUEL
- FOTOS AÇ TURISTICO
- FOTOS-ILHA DO CORVO
- FOTOS-VELAS-S JORGE
- FOTOS PRAIA DA VITÓRIA
- FOTOS DA HORTA
- PORTUGAL-MADEIRA
- PORTUGAL-VÁRIOS
- FOTOS-CIDADE COIMBRA
- FOTOS DE AVEIRO
- FOTOS UNIVERSIDADE
- FOTOS-FIGUEIRA DA FOZ
- FOTOS DE VISEU
- FOTOS MOST LORVÃO
- FOTOS DE VALPAÇOS
- FOTOS-CABO ESPICHEL
- FOTOS-PELOURINHOS
- FOTOS DE AZULEJOS
- FOTOS DE CORETOS
- FOTOS-JARD BOTANICO
- FOTOS BIBLIOT.JOANINA
- PASSEIO DE VERÃO
- FOTOS DE FOLGOSINHO
- CONVT.S.JOÃO TAROUCA
- PORTUGAL-MINHO
- PORTUGAL-RECENTES
- PORTUGAL-ULT. FOTOS
- PORTUGAL CID-PORTO
- FOTOS DO PORTO
- FOTOS-VILA DO CONDE
- FOTOS-PÓVOA VARZIM
- FOTOS-MOST DE LEÇA
- FOTOS-SANT ASSUNÇÃO
- FOTOS-P.NOVA SINTRA
- FOTOS-CAMARA PORTO
- FOTOS-IGR.STA CLARA
- FOTOS-CASA DAS ARTES
- FOTOS DA SÉ DO PORTO
- FOTOS-QTA DA AVELEDA
- FOTOS-I.S FRANCISCO
- FOTOS-QUINTA BONJOIA
- FOTOS DE VALONGO
- FOTOS-IGREJA BONFIM
- FOTOS PORTO ANTIGO
- FOTOS PONTES DOURO
- FOTOS DE MATOSINHOS
- FOTOS DE V.NOVA GAIA
- FOTOS FOZ DO DOURO
- PORTUGAL-NOV.FOTOS
- PORTUGAL-OUT. FOTOS
- PORTUGAL-ALENQUER
- PORTUGAL-OESTE
- FOTOS-RAINHA LEONOR
- FOTOS-FOZ DO ARELHO
- FOTOS DO NADADOURO
- FOTOS DE ÓBIDOS
- FOTOS-CIDADE PENICHE
- FOTOS-VIMEIRO TERMAS
- FOTOS-BALEAL PENICHE
- FOTOS DA NAZARÉ
- FOTOS DAS BERLENGAS
- FOTOS S MART. PORTO
- FOTOS DO J BUDA EDEN
- FOTOS-PEDRA FURADA
- FOTOS DA BENEDITA
- FOTOS-TORRES VEDRAS
- FOTOS B SAO MARTINHO
- FOTOS DE ALCOBAÇA
- PORTUGAL-MARG SUL
- PORTUGAL-BARRAGENS
- PORTUGAL-ALENTEJO
- FOTOS DE ALCÁCER SAL
- FOTOS DO PESSEGUEIRO
- FOTOS DE PORTO COVO
- FOTOS-CIDADES SINES
- FOTOS-SANT DO CACÉM
- FOTOS CAST.MERTOLA
- FOTOS-CIDADE ELVAS
- FOTOS- FESTA DA FLOR
- FOTOS-CAPELA OSSOS
- FOTOS-COSTA DE SINES
- FOTOS- ALENT E OLIVA
- FOTOS DE ALJUSTREL
- FOTOS DE BARRANCOS
- FOTOS DE ALMODÔVAR
- FOTOS DE FRONTEIRA
- FESTAS DO POVO
- FOTOS-CASTELO VIDE
- FOTOS DA VIDIGUEIRA
- FOTOS DO REDONDO
- PORTUGAL-ALGARVE
- FOTOS-FORTE SAGRES
- FOTOS-CABO S.VICENTE
- FOTOS-PONTA PIEDADE
- FOTOS-ALGARVE 2011
- FOTOS DE SILVES
- FOTOS DE TAVIRA
- FOTOS-MONTE GORDO
- FOTOS-PRAIA ROCHA
- FOTOS DE ALCOUTIM
- FOTOS-LAGOS ALGARVE
- FOTOS DE FARO
- FOTOS DE PORTIMÃO
- FOTOS-ALVOR-ALGARVE
- FOTOS DO CARVOEIRO
- FOTOS-SRA.DA ROCHA
- FOTOS-CACELA VELHA
- FOTOS DE ALJEZUR
- FOTOS-PASSEIO FÉRIAS
- FOTOS DO ALGARVE
- FOTOS DE MONCHIQUE
- FOTOS CASTRO MARIM
- FOTOS DE OLHÃO
- FOTOS DE ALBUFEIRA
- FOTOS DE LOULÉ
- FOTOS DE ALTE
- PORTUGAL-LITORAL
- FOTOS DO MOST PRAIA
- FOTOS-DERR.CIMEIRA
- FOTOS-VENDA DA GAITA
- FOTOS-ALDEIA PICHA
- FOTOS-PEDR GRANDE
- FOTOS-JARD.PEDRÓGÃO
- FOTOS-ROT.BOMBEIROS
- FOTOS-POR PEDRÓGÃO
- FOTOS- CAST DE PÊRA
- FOTOS-POR CAST.PÊRA
- FOTOS-SRA.CONFIANÇA
- FOTOS-SERRA LOUSÃ
- FOTOS-SANTO ANTÓNIO
- FOTOS DE F.DOS VINHOS
- FOTOS-ESCALOS MEIO
- FOTOS-RIBEIRA DALGE
- FOTOS DE P.PEQUENO
- PRAIA DAS ROCAS
- PORTUGAL- LISBOA
- PORTUGAL- DOURO
- PORTUGAL-VAR.LOCAIS
- PORTUGAL-BEIRAS
- PORTUGAL-RIBATEJO
- PORTUGAL-ODEMIRA
- PORTUGAL EM FOTOS
- PORTUGAL-NORTE
- PORTUGAL-T. OS-MONTES
- PORTUGAL-GERÊS
- INQUISIÇÃO CATÓLICA
- COMENTARIOS
- CONTACTOS
Ireneu de Lyon
Santo Ireneu ou Irineu de Lyon, foi um bispo grego, teólogo e escritor cristão que nasceu, segundo se crê, na província romana da Ásia Menor Proconsular - a parte mais ocidental da actual Turquia - provavelmente Esmirna.
O livro mais famoso de Ireneu, Sobre a detecção e refutação da chamada Gnosis, também conhecido como Contra Heresias é um ataque minucioso ao gnosticismo, que era então uma séria ameaça à Igreja primitiva e, especialmente, ao sistema proposto pelo gnóstico Valentim . Como um dos primeiros grandes teólogos cristãos, ele enfatizava os elementos da Igreja, especialmente o episcopado, as Escrituras e a tradição . Ireneu escreveu que a única forma de os cristãos se manterem unidos era aceitarem humildemente uma autoridade doutrinária dos concílios episcopais.
Seus escritos, assim como os de Clemente e Inácio, são tidos como evidências iniciais da primazia papal. Ireneu foi também a testemunha mais antiga do reconhecimento do caráter canônico dos quatro evangelhos.
A Igreja Católica, a Comunhão Anglicana, a Igreja Luterana e a Igreja Ortodoxa consideram-no santo, sendo seu dia comemorado, a 28 de junho, exceto pela Igreja Ortodoxa, onde seu dia é a 23 de agosto.
Biografia
Há escassa informação sobre sua vida e muitas coisas são pouco exatas. Teria nascido na Asia proconsular, pelo menos em alguma província em seu limite, na primeira metade do século II. Não se sabe a data certa de seu nascimento. Está entre os anos 115 e 125, ou entre 130 e 142 segundo outros autores.
O que é certo é que, ainda muito jovem, tinha visto e escutado Policarpo de Esmirna que, por sua vez - segundo uma tradição atestada por Pápias de Hierápolis - fora discípulo de João Evangelista. Durante a perseguição ordenada por Marco Aurélio, Ireneu era sacerdote na igreja de Lugduno atual Lyon, na Gália . O clero da cidade, muitos dos quais presos por testemunharem sua fé, enviou em 177 ou 178 uma carta ao papa Eleutério sobre o montanismo, testemunhando os méritos de Ireneu . Quando São Potínio foi martirizado, Ireneu foi feito bispo em seu lugar .
Durante a trégua religiosa subsequente à perseguição de Marco Aurélio, o novo bispo dividiu seu tempo entre deveres como pastor e missionário do que temos poucas e incertas informações e os seus escritos, quase todos dirigidos contra a heresia do Gnosticismo, que começava a se espalhar pela Gália. Neste sentido, sua obra mais famosa é chamada de Contra Heresias . Em 190 ou 191, intercedeu junto ao Papa Vitor para suspender a sentença de excomunhão imposta sobre as comunidades de cristãos na Ásia Menor, que continuavam as práticas dos quartodecimanos - que desejavam celebrar a Páscoa segundo a tradição judaica.
Ignora-se a data de sua morte, que deve ter ocorrido no fim do século II ou início do século III. Apesar de alguns testemunhos isolados e tardios nesse sentido, é improvável que tenha terminado sua vida num martírio. Ele morreu por volta de 202 d.C. quando do reinado de Septímio Severo ou nas mãos de hereges. Ele foi enterrado sob a igreja de São João em Lyon, que foi posteriormente renomeada "Santo Ireneu" em sua homenagem. Porém, o túmulo e seus restos foram completamente destruídos em 1562 pelos huguenotes.
A Obra Teológica
Ireneu escreveu em grego a sua obra, que lhe assegurou lugar de prestígio excepcional na literatura cristã devido, não só, às questões religiosas controversas de importância capital que abordou, bem como por mostrar o testemunho de um contemporâneo das primeiras gerações cristãs. Nada do que escreveu chegou a nós no texto original, mas muitos fragmentos existem e citações em escritores posteriores como Hipólito de Roma e Eusébio de Cesareia.
Duas de suas principais obras chegaram até aos dias de hoje em suas versões latinas e arménias: a primeira é a "Exposição e refutação do pretenso conhecimento", em português conhecida como "Contra Heresias" por ser frequentemente conhecida e citada pelo seu nome latino de "Adversus Haereses".
É uma obra para combater o Gnosticismo. Em seus cinco livros, expõe de início as doutrinas gnósticas, com referências às suas distintas seitas e escolas nascidas nas comunidades cristãs. Ao refutar as versões mais importantes de Valentim, de Basilides e de Marcião Ireneu frequentemente opõe a elas a verdadeira doutrina da Igreja da sua época, dando-nos, deste modo - pelo seu recurso à razão, à doutrina da Igreja e à Bíblia -, testemunhos indirectos e directos relevantes acerca do que então era tido como a "doutrina eclesiástica" pois . Aborda, ainda, passagens muito comentadas pelos teólogos que dizem respeito ao Evangelho de João, à Eucaristia e à primazia da Igreja Romana. Ireneu termina esta obra defendendo a ressurreição da carne, escândalo máximo para os gnósticos. Dos originais restaram fragmentos, e há traduções latinas e armênias. No livro I, Ireneu fala sobre os valentianos e seus precursores, cujas raízes vão até Simão Mago. No segundo livro, ele tenta provar que o valentianismo não tem mérito algum em suas doutrinas. Já no terceiro livro, Ireneu propõe que essas doutrinas são falsas com base em evidências obtidas dos Evangelhos. No livro quarto, Ireneu reforça a união do Antigo Testamento e os Evangelhos ao mesmo tempo que fornece um conjunto de ditos de Jesus. No último livro, ele se concentra em mais ditos de Jesus e também em cartas de Paulo de Tarso
Até a descoberta, em 1945, da chamada Biblioteca de Nag Hammadi, esta obra de Ireneu era a melhor descrição das correntes gnosticas do início da era cristã. De acordo com alguns estudiosos bíblicos, os achados de Nag Hammadi demonstraram que as descrições de Ireneu sobre o Gnosticismo são muito incorretas e polêmicas em sua natureza. Embora correto em alguns detalhes sobre as crenças dos diversos grupos, o principal objetivo de Ireneu era advertir os cristãos contra o Gnosticismo ao invés de descrever corretamente suas crenças. Ele descreveu os grupos gnósticos como libertinos, por exemplo, quando algumas de suas próprias obras advogavam a castidade com mais fervor do que as ortodoxas. Porém, pelo menos um estudioso, Rodney Stark, alega que a mesma Biblioteca de Nag Hammadi prova que Ireneu estava correto.
Parece que a crítica de Ireneu contra os gnósticos era exagerada, o que provocou sua rejeição pelos estudiosos por um longo tempo. Como exemplo, ele escreveu
Eles declaram que Judas, o traidor, era perfeitamente familiar com estas coisas e que, ele, sozinho, sabendo da verdade como ninguém mais, realizou o mistério da traição. Através dele todas as coisas foram então atiradas em confusão. Eles então produziram uma história fictícia deste tipo, que chamaram de Evangelho de Judas
Estas alegações se mostraram verdadeiras no texto do Evangelho de Judas, onde Jesus pediu à Judas o traísse. Sobre as incorreções de Ireneu sobre as libertinagens sexuais entre os gnósticos, é claro que eles não eram um grupo coeso, mas um conjunto de seitas. Alguns eram realmente libertinos, considerando a existência corporal como sem nenhum sentido. Outros, pelo mesmo motivo, prezavam a castidade ainda mais fortemente que a cristandade, chegando ao ponto de banir o casamento e toda atividade sexual
A sua segunda obra é a "Exposição ou Prova do Ensinamento Apostólico", breve texto, cujo conteúdo corresponde na perfeição ao seu título. Há dela uma muito antiga tradução, literal, em ]]língua armênia|armênio]] descoberta em 1904. Ireneu não quer nela refutar as heresias, mas confirmar aos fiéis a exposição da doutrina cristã, sobretudo ao demonstrar a verdade do Evangelho por meio de profecias do Velho Testamento. Embora não contenha nada do que já não tenha sido dito em "Adversus Haereses", é um documento de grande interesse e magnífico testemunho da fé profunda e viva de Ireneu.
Do restante da sua obra seguinte, apenas existem fragmentos espalhados. Muitos só se conhecem por menção a eles feita por outros escritores. São eles:
um tratado contra os gregos, intitulado "Sobre o Conhecimento", mencionado por Eusébio de Cesareia
um documento dirigido ao sacerdote romano Florinus "Sobre a Monarquia, ou como Deus não é a causa do Mal" com fragmento na "História Eclesiástica" de Eusébio
um documento "Sobre Ogdoad", provavelmente contra a "Ogdóade" do gnóstico Valetim escrito para o mesmo supra-citado sacerdote Florinus, que aderira à seita dos valentianos do qual há fragmento em Eusébio
um tratado sobre o cisma dirigido a Blastus mencionado por Eusébio
uma carta ao Papa Vítor contra o sacerdote romano Florinus fragmento em siríaco
outra carta ao mesmo papa sobre a controvérsia pascal da qual há trechos em Eusébio
cartas a vários correspondentes sobre o mesmo tema mencionadas por Eusébio; fragmento preservado em siríaco
um livro com numerosos discursos, provavelmente uma coleção de homilias mencionado por Eusébio
Escrituras
Ireneu aponta para as Escrituras como prova de um Cristianismo ortodoxo contra as heresias, classificando como "Escrituras" não somente o Antigo Testamento, mas também os livros hoje conhecidos como Novo Testamento e, ao mesmo tempo, excluindo uma grande quantidade de obras de autores gnósticos que floresciam no século II dC e que alegavam autoridade de Escritura. Antes dele, os cristãos diferiam entre si sobre quais evangelhos eles preferiam. Os da Ásia Menor utilizavam muito o Evangelho de João e o Evangelho de Mateus era o mais popular no geral. Ireneu afirmou que quatro evangelhos, o de Mateus, Marcos, Lucas e João eram os canônicos. Logo, Ireneu nos deu um dos primeiros testemunhos da afirmação dos quatro evangelhos canônicos, possivelmente como uma reação a uma versão editada por Marcião do Evangelho de Lucas o Evangelho de Marcião, que ele afirmava ser o único verdadeiro evangelho.
Baseado nos argumentos de Ireneu apoiando a existência de apenas quatro evangelhos autênticos, alguns intérpretes deduzem que este conceito deveria ser ainda muito novo no tempo Ireneu. Em "Contra Heresias, ele concorda que muitos cristãos heterodoxos utilizavam apenas um evangelho, enquanto em 3.11.9 ele afirma que outros utilizavam mais do que quatro. O sucesso do Diatessarão de Tatiano no mesmo período é "... uma poderosa indicação de que os 'quatro evangelhos' patrocinados na época por Ireneu não eram amplamente - muito menos universalmente - reconhecidos.". Ireneu também foi o primeiro a atestar numa fonte que sobreviveu até hoje que o Evangelho de João foi de fato escrito pelo apóstolo e que o Evangelho de Lucas foi escrito pelo mesmo Lucas que era companheiro de Paulo.
O apologista e ascético Tatiano já tinha antes harmonizado os quatro evangelhos numa única narrativa, o Diatessarão ca. 150 dC.
Estudiosos afirmam que Ireneu cita pelo menos 21 dos 27 textos do Novo Testamento:
Autoridade Apostólica
Em seus escritos contra os gnósticos, que alegavam possuir uma tradição oral secreta vinda do próprio Jesus, Ireneu defendia que os bispos em diferentes cidades são conhecidos desde o tempo dos Apóstolos - e nenhum deles era gnóstico - e que os bispos proviam o único guia seguro para a interpretação das Escrituras. Ele enfatizava a posição de autoridade única que detinha o bispo de Roma.
Com as listas de bispos a que Ireneu se referiu, a doutrina posterior de sucessão apostólica dos bispos pode ser relacionada. Esta sucessão foi importante para estabelecer uma linha de custódia da ortodoxia. O ponto de vista de Ireneu quando refutando os gnósticos foi de que todas as igrejas apostólicas preservaram as mesmas tradições e ensinamentos em diversas correntes independentes. Foi um acordo unânime entre estas muitas correntes independentes de transmissão que provaram a fé ortodoxa, corrente naquelas igrejas, ser a verdadeira. Se algum erro tivesse sido absorvido, o acordo seria imediatamente destruído. Os gnósticos não tinham nem esta sucessão e nem um acordo entre eles.
Traços de um pensamento
Para Ireneu, na senda do progresso constante na Revelação contida na Bíblia, há somente um Deus e não um Deus e um demiurgo ou "ser divino como era propagado pelas correntes gnósticas. Para estas, de facto, a Criação é obra do demiurgo - δημιουργüς em grego, demiurgus em latim - pois, fruto do seu pessimismo diante da matéria criada, não concebiam que a Divindade pudesse contactar com a mesma. Ireneu sublinha não só a identidade entre Deus e o Criador e que, assim, todo o Universo provém do bem e tem em vista o bem, mas igualmente que a Criação não era, como diziam os gnósticos, fruto de um erro de concepção inicial: «neque per apostasiam et defectionem et ignoratiam»
O núcleo de um pensamento: «A glória de Deus é o Homem vivo, e a vida do Homem consiste em ver a Deus. Pois se a manifestação de Deus que é feita por meio da criação, permite a vida de todos os seres vivos na Terra, muito mais a revelação do Pai que nos é comunicada pelo Verbo, comunica a vida àqueles que amam a Deus»
A sua antropologia parte da afirmação de que o Homem - entenda-se: a unidade inseparável de corpo e alma -, sendo criado por Deus, é bom. Contudo, por ser uma criatura, o Homem não é perfeito e, assim, está propenso a ir contra sua natureza e optar livremente por decair, sem, contudo, que tal faça destruir a sua natureza . Para Ireneu é o livre-arbítrio que torna o Homem semelhante a Deus: «liberae sententiae ab initio est homo, et liberae sententiae est Deus, cui similitudinem factus est». Deste modo, sendo todo o Homem livre em seus actos é, igualmente, responsável pelos mesmos. O mal que pode ser deslindado no Mundo, assim, não é da responsabilidade de Deus, mas das opções desordenadas do Homem.
Santíssima Trindade
"Já temos mostrado que o Verbo, isto é, o Filho esteve sempre com o Pai. Mas também a Sabedoria, o Espírito estava igualmente junto dele antes de toda a criação.
Irineu afirma a igualdade de essência e dignidade entre o Pai e o Filho e o Espírito Santo .
Batismo trinitário
“Ao dar a Seus discípulos poder para que fizessem os homens renascer de Deus, o Senhor lhes disse: Ide e fazei discípulos Meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
Do Tratado Contra as heresias
Eucaristia e ressurreição da carne
No Tratado contra as heresias Irineu redige a doutrina da Eucaristia: Corpo e Sangue de Cristo e a ressurreição da carne:
Se não há salvação para a carne, também o Senhor não nos redimiu com o Seu Sangue. Portanto, quando o cálice de vinho misturado com a água e o pão natural recebem a Palavra de Deus, transformam-se na eucaristia do Sangue e do Corpo de Cristo. Recebendo a palavra de Deus, tornam-se a eucaristia, isto é, o Corpo e o Sangue de Cristo. Assim também os nossos corpos, alimentados pela eucaristia, depositados na terra e nela desintegrados, ressuscitarão a seu tempo, quando o Verbo de Deus lhes conceder a ressurreição para a glória do Pai. É ele que reveste com sua imortalidade o corpo mortal e dá gratuitamente a incorruptibilidade a carne corruptível. Porque é na fraqueza que se manifesta o poder de Deus.
Irineu afirma também o caráter propiciatório da Eucaristia em seu monumental "Contra as heresias":
"Nosso Senhor nos ensinou também que há um novo sacrifício da Nova Aliança, sacrifício que a Igreja recebeu dos Apóstolos, e que se oferece em todos os lugares da terra ao Deus que se nos dá em alimento como primícia dos favores que Ele nos concede no Novo Testamento. Já o havia prefigurado Malaquias ao dizer: Porque desde o nascer do sol. O que equivale dizer com toda clareza que o povo primeiramente eleito os judeus não havia mais de oferecer sacrifícios, senão que em todo lugar se ofereceria um sacrifício puro e que seu nome seria glorificado entre as nações."
Virgem Maria
De importância singular é, também, o pensamento de Ireneu sobre Maria, considerando-a como perpetuamente virgem e como Co-Redentora. Irineu desenvolve um paralelismo antitético, dentro do quadro da Redenção operada por Cristo, entre a mãe de Jesus - figura da obediência e da humildade - e Eva - tipo daquela e imagem da desobediência e do orgulho - :
"Mesmo Eva tendo Adão como marido, ela ainda era virgem ... Ao desobedecer, Eva tornou-se a causa da morte para si e para toda a raça humana. Da mesma forma que Maria, embora tivesse um marido, ainda era virgem, e obedecendo, ela tornou-se causa de salvação para si e para toda a raça humana"
"A Virgem Maria... sendo obediente à sua palavra, recebeu do anjo a boa nova de que ela daria à luz Deus".
Primado do Bispo de Roma
Depois de afirmar a primazia da Sé de Roma enumera os Bispos de Roma que governaram a Igreja até então:
"Para a maior e mais antiga a mais famosa Igreja, fundada pelos dois mais gloriosos Apóstolos, Pedro e Paulo." e depois "Os bem-aventurados Apóstolos portanto, fundando e instituindo a Igreja, entregaram a Lino o cargo de administrá-la como Bispo; a este sucedeu Anacleto; depois dele, em terceiro lugar a partir dos Apóstolos, Clemente recebeu o episcopado."
Irineu afirmava que todas as Igrejas deveriam estar de acordo com Roma, devido à sua 'autoridade preeminente' ou por sua 'origem superior':
“Mas visto que seria coisa bastante longa elencar, numa obra como esta, as sucessões de todas as igrejas, limitar-nos-emos à maior e mais antiga e conhecida por todos, à igreja fundada e constituída em Roma, pelos dois gloriosíssimos apóstolos, Pedro e Paulo, e, indicando a sua tradição recebida dos apóstolos e a fé anunciada aos homens, que chegou até nós pelas sucessões dos bispos, refutaremos todos os que de alguma forma, quer por enfatuação ou por vanglória, quer por cegueira ou por doutrina errada, se reúnem prescindindo de qualquer legitimidade. Com efeito, deve necessariamente estar de acordo com ela, por causa da sua autoridade preeminente, toda a igreja, isto é, os fiéis de todos os lugares, porque nela sempre foi conservada, de maneira especial, a tradição que deriva dos apóstolos'.” ‘Contra as Heresias’,
Evangelhos canônicos
Irineu afirma claramente a divisão em quatro evangelhos , fazendo numerosas citações desses evangelhos, únicos evangelhos reconhecidos como autênticos e lidos na Igreja atesta Irineu:
´Mateus compôs o Evangelho para os hebreus na sua língua, enquanto Pedro e Paulo em Roma pregavam o Evangelho e fundavam a Igreja.‘Depois de sua morte, Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro, nos transmitiu também por escrito o que Pedro tinha pregado. Assim mesmo Lucas, o companheiro de Paulo, consignou num livro o evangelho pregado por este. ´Enfim, João, o discípulo do Senhor, o mesmo que reclinou sobre o seu peito, publicou também o Evangelho quando de sua estadia em Éfeso. Ora, todos esses homens legaram a seguinte doutrina: Quem não lhes dá assentimento despreza os que tiveram parte com o Senhor, despreza o próprio Senhor, despreza enfim o Pai; e assim se condena a si mesmo, pois resiste e se opõe à sua salvação – e é o que fazem todos os hereges’.
Ireneu em sua obra também faz referência aos Livros Sagrados chamados deuterocanônicos referindo-se à Sabedoria, à História de Susana, Bel e o dragão Adições em Daniel e Baruque.
Apontamentos acerca da sua refutação do Evangelho de Judas
A sua extensa e completa refutação das diferentes doutrinas gnósticas vem sendo recordada por ocasião do redescobrimento do texto pseudo-epigrafo conhecido como o Evangelho de Judas. Acerca deste texto, Ireneu disse que era utilizado por um grupo gnóstico auto-denominado cainitas, os quais:
«dizem que Caim nasceu de uma Potestate superior, e se professam irmãos de Esaú, Coré, os sodomitas e todos os seus semelhantes. Por isto, o Criador os atacou, mas a nenhum deles pôde-se fazer mal. Pois, a Sabedoria tomava para si mesma o que deles havia nascido dela. E dizem que Judas, o traidor, foi o único que conheceu todas estas coisas exatamente, porque somente ele entre todos conheceu a verdade para levar em frente o mistério da traição . Para isto, mostram um livro de sua invenção, que chamam o "Evangelho de Judas
Na continuação, Ireneu, desmascarando o louvor que os cainitas faziam de Judas por este ter entregue Jesus, e assim, segundo estes, ousado experimentar a realização da mais cruel traição como caminho para a realização de um número maior de "experiências" gnósticas, faz notar, não sem uma ironia fina, que
«Estes os cainitas chamam de Hystera a este criador do céu e da terra e dizem, como Carpocrates, que o Homem não pode ser salvo se não passar por todo o tipo de experiências. Um anjo, segundo eles, está continuamente à espera de todos os seus actos, incentivando-os para todo o tipo de actos pecaminosos e abomináveis. Seja qual for a natureza de tais acções, eles declaram que as fazem em nome de tal anjo, dizendo: "Ó anjo, eu usei o teu trabalho; o teu poder, eu realizei esta acção!" E advogam que isto é o "conhecimento perfeito.
Adiante, faz reparar a inconsistência da argumentação daqueles que seguiam os ensinamentos também contidos no "Evangelho de Judas", ao expôr a incongruência das sua posições:
«Dizem eles que a paixão do decimo segundo Aeon é demonstrada pela morte de Judas. Contudo, ainda segundo eles, tal Aeon, cujo tipo declaram ser Judas, depois de ser separado de Enthymesis, foi restaurado e retomou a sua posição antiga; contudo Judas foi retirado do seu cargo, expulso, e Matias foi escolhido em seu lugar, de acordo com o que está escrito.
FONTE WIKIPÉDIA