SEJA BEM VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL -- AQUI PODE ENRIQUECER SEUS CONHECIMENTOS -- ESPERO QUE TENHO GOSTADO DA VISITA -- O MEU MUITO OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

FOTOS DE VIMIOSO

A

VIMIOSO

Vimioso é uma vila portuguesa com 1 285 habitantes , situada no extremo nordeste de Portugal. Pertence ao distrito de Bragança, na região Norte de Portugal e sub-região do Alto Trás-os-Montes. É sede de um concelho ou município com 481,59 km² de área e 4 669 habitantes subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pela Espanha município de Alcanizes, a leste pelo concelho de Miranda do Douro, a sul por Mogadouro, a sudoeste por Macedo de Cavaleiros e a oeste e noroeste por Bragança.

Há indícios de povoamento pré-histórico em vários locais e castros existentes no termo de várias freguesias do concelho Atalaia de Vimioso, Pereiras, castro da 'Batoqueira, castro da Terronha etc.. Com outros da região Bragança, Outeiro, Miranda do Douro, Mogadouro, Penas Roias, os castelos de Algoso e Vimioso fizeram parte da linha de defesa da fronteira oriental do reino. Em Vimioso, além do castelo destruído no século XVIII, existia a torre da Atalaia de que ainda restam vestígios. Símbolos do direito de exercer justiça, foram erguidos pelourinhos em Algoso, à frente da Câmara e em Vimioso, à frente do antigo castelo. Em 1492, o concelho viu chegar grande afluência de judeus expulsos dos reinos de Leão e Castela. Depois de acamparem num local que conservou o nome de Cabanas, entre as actuais povoações de Caçarelhos e Vimioso, os judeus foram autorizados a estabelecerem-se em várias aldeias e vilas da região Argozelo, Carção, Vimioso, etc.. Convertidos à força à religião católica, constituíram nessas localidades comunidades importantes que pouco se misturaram com o resto da população até meados do século XX. Os judeus – assim chamados até hoje – distinguiam-se dos lavradores pelos ofícios exercidos, ligados ao artesanato e comércio. O século XVI e o início do século XVII constituíram um período de prosperidade para Vimioso e outras terras do Nordeste transmontano Miranda do Douro, Outeiro, etc.. Em 1516, Vimioso foi elevada a vila por foral do rei D. Manuel. Com as reformas administrativas do século XIX, o concelho de Vimioso cresceu incorporando o extinto concelho de Pinelo e parte dos de Algoso freguesias de Algoso e Matela, Miranda do Douro freguesia de Caçarelhos e Outeiro freguesias de Argozelo e Santulhão. Durante todo o século XX, vários surtos migratórios levaram grande parte da população para o Brasil – até à década de 1960 – e para a Europa principalmente para França, provocando a desertificação do concelho.

TEXTO WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS FONTE SKYSCRAPERCITY

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A