SEJA BEM-VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL-ESPERO QUE SE DIVIRTA AO CONHECER PORTUGAL E O MUNDO-MUITO OBRIGADO POR VISITAR MONTEJUNTO PORTUGAL E VOLTE SEMPRE

SENHORA DA LAPA

SANTUÁRIO DA SENHORA DA LAPA

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa situa-se na freguesia de Quintela, Sernancelhe em Portugal e é onde está a imagem original da Nossa Senhora da Lapa. A primitiva capela foi construída em 1498.

A actual igreja foi construída no século XVII pelos jesuítas, que muito promoveram as peregrinações. O altar de Nossa Senhora da Lapa foi erguido no local onde, segundo a lenda, a pastora Joana encontrou a imagem escondida pelas religiosas. O Santuário guarda na capela-mor o rochedo lapa milagroso com a imagem da Senhora da Lapa.

São de salientar tesouros sem conta oferecidos, até por reis e rainhas, e a cenografia dos altares da Crucificação e da Morte de São José. Este santuário de Senhora da Lapa e a Catedral de Santiago de Compostela na Galiza, em tempos, chegaram a ser os dois santuários mais importantes da Península Ibérica.

É a 15 de Agosto de cada ano que se celebra a festa da Senhora da Lapa, atraindo milhares de peregrinos em cumprimento de promessas ou por simples devoção.

Ainda na Beira Alta e a cerca de 15 km de distância, localiza-se o Santuário do Senhor dos Caminhos que, depois da Senhora da Lapa, é um dos maiores centros de romaria da região. A sua festividade celebra-se em data móvel, no Domingo da Santíssima Trindade

AAAASAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS FONTE SKYSCRAPERCITY

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A