BannerFans.com

FOTOS-CAST ESPANHA

CASTELOS DE ESPANHA

Os oito séculos que durou a Reconquista 711-1492, encetada pelos reinos cristãos do Norte da Península Ibérica, para recuperar as terras subjugadas pelos muçulmanos, mantiveram a península em permanente estado de guerra. Se a esta pressão adicionarmos as tensões internas entre a nobreza e a monarquia, frequentes durante a Baixa Idade Média e o Renascimento, tensões essas que por vezes derivavam em verdadeiras guerras civis, facilmente compreenderemos o papel que os castelos desempenharam e o porquê da sua profusão em Espanha.

A maior concentração destas fortificações registra-se em Castela, que a esta mesma peculiaridade deve o seu nome. No ano 800, em que primeiro surge a denominação "Castela", as terras que em pouco mais de um século se unificariam no condado do mesmo nome estavam salpicadas de castelos para a defesa do reino de Leão, nas fronteiras com o Al-Andalus. À medida que a fronteira foi se deslocando progressivamente para o Sul, à qual se juntaram, entretanto, as fronteiras do reino de Aragão, também empenhado na Reconquista, foram-se estabelecendo linhas de defesa casteleiras ao longo de toda a península. Do mesmo modo, os muçulmanos também ergueram as próprias defesas, razão pela qual se encontram castelos das mais variadas tipologias e estilos na península.

Esse património nacional encontra-se ao abrigo da 2ª Disposição Adicional à Lei n° 16/1985, de 25 de Junho, do Património Histórico Espanhol, que considera de Interesse Cultural os bens a que se refere o Decreto de 22 de Abril de 1949, que já dispunha sobre a protecção dos castelos espanhóis.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

CCCCCCCCCCCCXXCCVVCCCCCCCCCCCCVVCCVVCCCCCC

FOTOS BY FOTOMUSICA

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A