BannerFans.com

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
3


A

A

A

A

A

A

A

A


FOTOS DA AMOREIRA

Amoreira Cimeira

Amoreira Cimeira é uma localidade da freguesia portuguesa da Portela do Fojo, município de Pampilhosa da Serra distando da sede 360m.

A Amoreira Cimeira fica na margem direita do rio Zêzere e tem como coordenadas geográfica: latitude: 39º 59' 16" e longitude: 8º 3' 33".

A povoação de Amoreira é composta por vários lugares: Algar, Amoreira Cimeira, Amoreira Fundeira, Amoreirinha, Cabeço, Cimo da Fonte, Corga de Oiro, Corga do Rossaio, Correguinha, Costa, Enxaminhos, Ervideira, Ervideiras, Favaca, Fonte de Baixo, Fonte de Cima, Fonte Maré, Fundo do Vale, Horta Cimeira, Lagar, Outeiro, Quartão do Moinho, Ribeiro d’Além, Ribeiro de Indioso, Santa Bárbara, Selada, Souto Cimeiro, Travessa, Vale da Figueira, Vale da Fonte, Vale da Gata, Vale da Raposa e Vale de Madeiro.

Um dos primeiros factos a ter em conta na história desta aldeia é a célebre Carta de Foro Perpétuo da Herdade de Alvares, outorgada em Setembro de 1281 por Martim Gonçalves e sua mulher Maria Viegas, carta essa que foi confirmada pelo rei D. Dinis. Trata-se de um foral pelo qual aquele casal doou aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, que viviam no Mosteiro de Folques hoje pertencente ao município de Arganil as terras que hoje correspondem às actuais freguesias de Portela do Fojo e Alvares. Infelizmente, não se consegue concluir, pela leitura do dito foral, que nessa altura já havia moradores na terra que hoje corresponde à Amoreira, mas apenas que tal zona passou a ser propriedade do mosteiro.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS PROPRIEDADE MONTEJUNTO PORTUGAL

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A