Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
6


A

A

A

A

A

A

A

A


FOTOS-VILA DE AROUCA

AA

AROUCA

 

Arouca é uma vila portuguesa da Grande Área Metropolitana do Porto, situada no Distrito de Aveiro, com 3 185 habitantes . Pertence à Região Norte, pertenceu, no passado, à província do Douro Litoral, cuja capital era a cidade do Porto, e localiza-se na subregião do Entre Douro e Vouga, sede de um município com 327,99 km² de área e 22 359 habitantes , subdividido em 20 freguesias.

Apesar de fazer parte do distrito de Aveiro, a identidade autóctone do concelho de Arouca (em termos físicos, orográficos, geológicos, culturais, étnicos, arquitectónicos, gastronómicos e linguísticos) insere-se na identidade dos municípios do distrito do Porto, situa-se na bacia hidrográfica do rio Douro, para onde corre o rio Arda a partir do vale de Arouca; a cidade de referência dos arouquenses sempre foi a cidade do Porto, à semelhança daquilo que acontece com os habitantes de Santa Maria da Feira, de São João da Madeira e de Espinho. O contacto dos arouquenses com a cidade de Aveiro é fugaz, escasso e, quando existe, costuma ser meramente administrativo. A parte noroeste do concelho, freguesia de São Miguel do Mato, que faz fronteira com o concelho de Gondomar, encontra-se, em linha recta, a cerca de 10/15 km da cidade do Porto. As outras duas freguesias do denominado «Fundo do Concelho», para além de São Miguel do Mato, que são Escariz e Fermedo (que pertenciam às antigas Terras de Santa Maria), já sofrem uma forte influência do temperamento dos concelhos industriais limítrofes do Grande Porto e situam-se mais próximas de outros centros urbanos, como São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis ou Vale de Cambra, do que da vila de Arouca, sede do município.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS BY VIVA A HISTÓRIA

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A