BannerFans.com

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
3


A

A

A

A

A

A

A

A


FOTOS-PEN DO CASTELO

AA

Penalva do Castelo

Penalva do Castelo é uma vila portuguesa do Distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 2 000 habitantes.

É sede de um município com 135,93 km² de área e 7 956 habitantes, subdividido em 13 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Sátão, a nordeste por Aguiar da Beira, a leste por Fornos de Algodres, a sul por Mangualde e a oeste por Viseu. 

O topónimo Penalva do Castelo advém da existência de uma antiga fortaleza, que se localizaria numa penha situada na margem esquerda do Rio Dão, da qual não restam qualquer vestígio e que deu nome à localidade de Castelo de Penalva. Contudo, desde uma data que permanece incerta, a vila designou-se de Castendo até ao ano de 1957.

Segundo o Recenseamento Populacional de 2001 vivem no concelho de Penalva do Castelo 9019 pessoas que constituem um total de 3424 famílias sendo que o número médio de pessoas por família é de 2,63, um número que diminui desde 1991 média de 3 pessoas. Inserido num fenómeno próprio dos países desenvolvidos, a dimensão das famílias no concelho tem vindo a diminuir. A população distribui-se pelas 13 freguesias que constituem a concelho, sendo que o grosso desta cerca de 69% se concentra na freguesia de Castelo de Penalva, Ínsua, Pindo e Sezures. Durante o período que vai de 1981 10142 habitantes a 1991 8980 habitantes é possível verificar uma diminuição da população com uma diferença de cerca de 1000 pessoas, facto que estará relacionado com a situação económica que se fazia sentir nesta altura nas zonas interiores do país, caracterizada pelo desemprego e pela ausência de indústrias o que levou a uma vaga de emigração rumo ao litoral ou ao estrangeiro. 

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS BY BARRAGON

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A