SEJA BEM-VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL-ESPERO QUE SE DIVIRTA AO CONHECER PORTUGAL E O MUNDO-MUITO OBRIGADO POR VISITAR MONTEJUNTO PORTUGAL E VOLTE SEMPRE

CONVT.S.JOÃO TAROUCA

Mosteiro de São João de Tarouca

Mosteiro de São João de Tarouca localiza-se na encosta da serra de Leomil, sobranceiro ao vale do rio Varosa, na freguesia de São João de Tarouca, concelho de Tarouca, no distrito de Viseu, em Portugal.

Constituiu-se no primeiro mosteiro da Ordem de Cister no país, por volta de 1140. Pertencia à filiação do Mosteiro de Claraval, França, fundado por S. Bernardo em 1115. Em 1152, após a vitória de D. Afonso Henriques sobre os mouros na batalha de Trancoso, foi lançada a primeira pedra da igreja conventual.

Um novo dormitório e a torre sineira foram erguidos no século XVI. A última fase das obras de ampliação do mosteiro decorreu no início do século XIX. A maior parte dos edifícios regulares foi demolida após a extinção das Ordens Religiosas decretada em 1834.

Em 1938 procedeu-se à restauração dos retábulos, nomeadamente o de São Pedro, atribuído a Gaspar Vaz. A pintura do Arcanjo São Miguel,atribuída ao mesmo artista, foi restaurada nos anos oitenta do séc XX, com o especial empenho do secretário de estado da cultura Pedro Santana Lopes, e do professor Paulo de Sousa Pinto, licenciado da Universidade do Porto.

A

S

A

S

S

S

S

S

D

S

S

S

S

S

S

C

D

S

C

S

D

D

C

X

V

C

FOTOS FONTE SKYSCRAPERCITY

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A

BannerFans.com