Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
7


A

A

A

A

A

A

A

A


FOTOS DE TONDELA

 A

Tondela

 

Tondela é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 500 habitantes.

É sede de um município com 371,22 km² de área e 28 946 habitantes, subdividido em 26 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vouzela e pela porção sul de Oliveira de Frades, a nordeste por Viseu, a sueste por Carregal do Sal, a sul por Santa Comba Dão, a sudoeste por Mortágua e a oeste por Águeda. É hoje a seguir a Viseu o concelho com maior densidade populacional, e com maior urbanismo do distrito.

O actual concelho de Tondela compreende as freguesias que constituíam o antigo concelho de Besteiros , ao qual vieram a anexar-se, com o andar dos tempos e depois de múltiplas reformas administrativas, os antigos coutos, depois concelhos da Serra do Caramulo - S. João do Monte e Guardão. Também terra chã, os de Mouraz, Sabugosa, Canas de Santa Maria , S. Miguel de Outeiro e algumas freguesias que pertenciam ao termo de Viseu e a outros pequenos concelhos, Barreiro e Treixedo. Segundo documentos dos séculos X, XI e XII designava-se esta região por Terra de Balistariis. Esta designação tem por origem a palavra balista ou besta, máquina de guerra usada pelos besteiros na idade média.

É tradição ao chegar a Tondela ir matar a sede no Chafariz das Sereias, onde um belo trabalho em pedra nos revela uma mulher com uma trompa na mão. Trata-se de uma mulher que, segundo a lenda, vigiava os movimentos dos mouros do cimo dos montes. Ao avistar o perigo, tocava a trompa e ao'tom'dela se juntava o povo para enfrentar o inimigo.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAA

 

FOTOS BY DANIEL TIAGO

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A