BannerFans.com

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1


A

A

A

A

A

A

A

A


FOTOS DE P.PEQUENO

S

PEDRÓGÃO PEQUENO

 

Pedrógão Pequeno é uma freguesia e vila portuguesa do concelho da Sertã. Tem 42,75 km² de área e 753 habitantes . Densidade: 17,6 h/km².

A barragem do Cabril, construída no rio Zêzere que separa os concelhos da Sertã e de Pedrogão Grande entre 1951 e 1954, é uma das maiores do pais.

Pedrógão Pequeno foi fundado pelo cônsul romano Aulo Curcio, em 150 a.C.. Foi conquistado pelos Mouros em 4 de Agosto de 718 e reconquistado por D. Afonso II em 13 de Março de 1216.

A vila pertenceu à Ordem do Templo e, fazendo, primeiramente, do termo da Sertã foi doada à Ordem do Hospital, juntamente com esta em 1174 por D. Afonso Henriques. Em 1419 sendo ainda do termo da Sertã, mas não tardou em alcançar uma relativa autonomia, que nessa época se concedia a todas as pequenas vilas do país.

O Prior do Crato, D. Vasco de Ataíde, tendo mais em vista beneficiar um protegido do monarca que executar um acto de administração de real interesse para a sua Ordem, deu em 1448 Pedrógão Pequeno de emprazamento, com toda a jurisdição civil e criminal, rendas e foros, a Diogo da Silveira, escrivão particular e conselheiro d'El - Rei D. Afonso V, que o elevou à categoria de vila.

O concelho era constituído pelas freguesias de Carvalhal e Pedrógão Pequeno. Foi suprimido em 1834.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS PROPRIEDADE MONTEJUNTO PORTUGAL

 

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A