BannerFans.com

FESTAS DO POVO

A

FESTAS DO POVO 

As Festas do Povo consistem na ornamentação das ruas de Campo Maior, maioritariamente no Centro Histórico; para o enfeite das ruas são usadas flores de papel e outros objectos em cartão e papel, feitos artesanalmente pela população. Estas festas são também sobejamente conhecidas como Festas dos Artistas ou Festas das Flores

A origem destas festas tem por base o culto a S. João Baptista, constituído padroeiro de Campo Maior desde o século XVI. Começando a tradição de decorar as ruas no ano 1909. Este é o ano que marca o início das Festas do Povo. A origem das Festas do Povo como hoje é celebrada com as ruas ornamentadas, está relacionada com a afamada Festa dos Tabuleiros em Tomar que remonta ao séc.XIII, festas em honra do Espírito Santo.

Conta-se que um casal de Campo Maior que visitou a Festa dos Tabuleiros, admirado com a beleza das ruas ornamentadas para passar o Cortejo dos Tabuleiros no centro histórico de Tomar, resolveu juntamente com os seus vizinhos ornamentar a sua rua. Esta ornamentação começou a estender-se por outras ruas de Campo Maior, levando a que o Povo iniciasse a tradição de ornamentar as ruas da vila e daí a designação de Festas do Povo, só adoptada no início do século XX.

As Festas do Povo adquiriram uma maior dimensão a partir de 1989 quando o número de visitantes das Festas do Povo duplicou, sendo que a edição de 2011 contou com cerca de 1 milhão de visitantes, tendo sido ornamentadas 104 ruas. A realização desta celebração contou sempre com grande irregularidade, quer por questões políticas, quer por meros caprichos da fortuna. As comemorações em honra do Precursor de Cristo começaram-se a realizar no século XVIII.

Tendo por base o agradecimento ao santo ter protegido e salvo Campo Maior nas aflições de um cerco por tropas invasoras, na eminência de invasão e assalto à povoação, em contexto da Guerra de Sucessão de Espanha.

TEXTO WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS FONTE SKYSCRAPERCITY

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A