Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
8


A

A

A

A

A

A

A

A

 


FOTOS-IGREJA BONFIM

Igreja Matriz do Bonfim

 

A Igreja Matriz do Bonfim situa-se na freguesia do Bonfim, cidade do Porto.

A história da Igreja Matriz do Bonfim, remonta à existência de uma capela no local onde hoje se ergue a igreja, e que se conhece desde 1786. A actual igreja foi construída por causa da inaptidão da capelinha face ao que era exigido dela, numa freguesia anexada pela cidade e que cada vez mais sentia o acelarar da modernidade e da industrialização. A população aumentava e era preciso construir nova igreja. A actual igreja nasceu dessa necessidade e foi construída entre 1874 e 1894, tendo sido consagrada a Santa Clara e ao Senhor do Bonfim.

A igreja é relativamente simples, tendo no corpo central várias janelas e uma porta central. Sobre a porta está a legenta Dominu Iesu Dicata dedicada ao Senhor Jesus e sobre as janelas que ladeiam a porta estão as legendas "Non est hic alind nisi domus dei et porta coeli" e ainda "Cantate domino canticum novum quia mirabilia fecit". Sobre o corpo central, um frontão triangular com o Cordeiro no tímpano remata a fachada e é encimado pela estátua da Fé. A fachada é ladeada pelas duas torres sineiras de quarenta e dois metros de altura.

O interior é simples, estando a nave coberta por uma abóbada ornamentada com estuques. O altar-mor de gosto neoclássico e tem um painel que representa o Calvário, pintado por Júlio Costa. O Órgão foi construído em 1817 para o Mosteiro de Avé Maria, que foi destruído, e donde veio para o Bonfim.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

xxccccccvvccxxxxcczz

FOTOS BY JONNHYMASS

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A

z