BannerFans.com

FOTOS-PASSEIO FÉRIAS

Vegetação

A vegetação natural da serra do Caldeirão é influenciada pelas variações climáticas. Nas zonas mais ocidentais da serra, predomina o sobreiro, associado ao carvalho-cerquinho e ao medronheiro.

Nas vertentes próximas do vale do Guadiana, predomina a azinheira, associada ao sobreiro que nestas regiões surge nas vertentes úmbrias próximas dos barrancos ou linhas de água, à aroeira e à palmeira-anã.

Ao longo dos séculos, o homem alterou esta paisagem, destruindo as florestas naturais para criar terrenos agrícolas e pastagens para o gado, do que resultou a paisagem actual, quase sem vegetação, onde predominam as estevas, adaptadas aos solos entretanto destruídos pela erosão.

A principal causa da erosão foram, na primeira metade do século XX, as campanhas do trigo e, com carácter recorrente, os incêndios: a destruição da vegetação natural sujeita os solos às chuvas torrenciais, que os arrastam, deixando exposta apenas a rocha nua; este processo é acelerado pela típica inclinação dos solos das serras, motivo pelo qual a desertificação natural é muito preocupante, nomeadamente nas vertentes mais orientais.

Os principais cursos de água são ladeados por galerias rípicolas, onde predomina o freixo, associado a outras espécies menos frequentes, como o amieiro. Nos cursos de água mais pequenos, predomina a adelfeira.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS PROPRIEDADE MONTEJUNTO PORTUGAL

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A