BannerFans.com

FOTOS DO CARVOEIRO

Carvoeiro Lagoa

Carvoeiro, é uma freguesia portuguesa do concelho de Lagoa construída por decreto-lei no ano de 1985, com 14,12 km² de área e 2 721 habitantes. Densidade: 192,7 h/km².

Foi elevada a vila em 19 de Abril de 2001 recebendo o nome Vila de Carvoeiro.

Com uma história antiga, esta pitoresca povoação de pescadores tem vindo a crescer nos últimos anos como centro nevrálgico do turismo neste concelho. Situada a cerca de 5 km da cidade de Lagoa, Carvoeiro oferece um conjunto de pequenas praias recortadas pelas arribas rochosas, com águas límpidas e areias finas, formando locais paradisíacos de veraneio que se tornam adequados ao turismo residencial que tem despontado nos últimos tempos.

Na verdade, já desde tempos imemoriais que Carvoeiro foi alvo de várias atenções civilizacionais. Neste magnífico trecho da costa algarvia, onde a Natureza fez prodígios, o mar foi última morada para romanos, vítimas de batalhas navais e tempestades, cujos vestígios encontrados um cepo romano e uma âncora nos comprovam a sua presença.

Como consequência dos frequentes assaltos de pirataria, várias batalhas foram travadas ao longo da costa, nomeadamente a batalha ocorrida em 1544 entre a esquadra de D. Pedro da Cunha e o Corsário Turco Xarramet.

Segundo fontes históricas, o actual topónimo da vila teria derivado do vocábulo “Caboiere”, antigo lugarejo de pescadores de origem árabe-medieval, que resistindo aos sinais do tempo, conseguiu vingar.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAAAAAAAAA

 

FOTOS BY BARRAGON

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A