Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
3


A

A

A

A

A

A

A

A

 


FOTOS-PÓVOA VARZIM

 

 a

Póvoa de Varzim

 

 

Póvoa de Varzim é uma cidade portuguesa do distrito do Porto, Região Norte e sub-região do Grande Porto. Pertence ainda à Grande Área Metropolitana do Porto.

Situada numa planície costeira arenosa, a sul do Cabo de Santo André, a meio caminho entre os rios Minho e Douro, é povoada por 42 396 habitantes na área urbana, num total de 63 408 habitantes no município, segundo o censo de 2011. Embora a porção urbanizada esteja alargada, a sul, para Vila do Conde, havendo uns 100 000 habitantes na aglomeração urbana. A cidade destaca-se também, segundo o Instituto Nacional de Estatística, como centralidade dos concelhos vizinhos de Vila do Conde e Esposende configurando-se assim como um dos pólos da região Norte.

As primeiras populações fixaram-se no seu território entre quatro a seis mil anos atrás. Por volta de 900 a.C., a instabilidade na região levou à fundação de uma cidade fortificada. O mar sempre teve primazia na sua cultura e economia, primitivamente através do comércio marítimo, depois com a pesca, levando a que adquirisse um foral em 1308 e, consequentemente, tornou-se no principal porto de pesca do Norte de Portugal em pleno século XVIII. O teor elevado de iodo nas suas águas e extensos areais, levam ainda, no mesmo século, a ser tornar num eminente centro balnear.

Cidade de feição contemporânea e bairros mais antigos, a Póvoa de Varzim desfruta de uma cozinha piscatória rica e mantém tradições antigas, tais como siglas poveiras ou masseiras. É uma das poucas zonas de jogo legal em Portugal e possui industrias têxtil e alimentar significativas.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

AAAAAAAAAAAA

FOTOS BY DANIEL TIAGO

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A

z