SEJA BEM-VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL-ESPERO QUE SE DIVIRTA AO CONHECER PORTUGAL E O MUNDO-MUITO OBRIGADO POR VISITAR MONTEJUNTO PORTUGAL E VOLTE SEMPRE

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
6


A

A

A

A

A

A

A

A

 


PALÁCIO DE SANTOS

O Palácio de Santos

 

O Palácio de Santos, ou Palácio dos Marqueses de Abrantes, onde actualmente se localiza a Embaixada de França em Lisboa, é o resultado de uma longa evolução histórica e arquitectónica.

O nome 'Santos' evoca os três mártires cristãos supliciados no cimo de uma colina e, em 589, quando o rei visigodo Recaredo se converteu ao cristianismo, foi ali edificado um templo em memória dos três santos, que acabou por ser destruído. Após a conquista de Lisboa, D. Afonso Henriques reconstruiu a igreja, entregando-a aos monges da Ordem de Santiago, que construíram um edificio contíguo para se alojarem.

Com a partida dos monges para a reconquista, a sul, o local foi transformado num convento para senhoras da nobreza as Comendadeiras que, em 1490, o abandonam para um novo convento, tomando, então, este edifício o nome de Santos-o-Velho.

Em 1497, já no reinado de D. Manuel I, o edifício é transformado numa residência real, aproveitando a sua excelente localização entre o centro de Lisboa e a nova zona de Belém, sendo amplamente utilizado por D. Manuel I, D. João III e D. Sebastião. Aí, em 1510, Gil Vicente apresentou alguns dos seus autos e dele saiu D. Sebastião para a funesta expedição a Alcácer Quibir.

TEXTO EXTRAÍDO DA WIKIPÉDIA

aaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FOTOS BY ARPLS

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A

BannerFans.com