SEJA BEM VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL -- AQUI PODE ENRIQUECER SEUS CONHECIMENTOS -- ESPERO QUE TENHO GOSTADO DA VISITA -- O MEU MUITO OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

HISTÓRIA DE CAIM E ABEL

A

Caim e Abel

história de Caim e Abel é narrada no livro de Gênesis. Este teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade.

Abel era pastor de ovelhas e Caim, lavrador.

Narrativa

Adão e Eva, após serem expulsos do jardim do Éden, tiveram um filho, chamado Caim, e, posteriormente, tiveram Abel.

Os dois irmãos cresceram juntos, até Caim ter decidido tomar como sua a árdua função de agricultor. Abel haveria tornado-se um pecuarista. Em determinada ocasião, Caim e o seu irmão mais novo Abel apresentaram ofertas a Deus.

a

Caim apresentou frutos do solo, do seu trabalho braçal mais pesado, e Abel ofereceu primícias do seu rebanho Uma ovelha, a que mais amava e que recebeu de Deus.

A oferta de Abel teria agradado a Deus, enquanto que a de Caim não, caindo-lhe o semblante. Deus diz a Caim, após ver o seu semblante caído por ter sua oferta rejeitada: "Se procederes bem, não é certo que serás aceito. Possuído por ciúmes, Caim armou uma emboscada para seu irmão.

Sugeriu a Abel que ambos fossem ao campo e, lá chegando, Caim matou seu irmão. Respondendo ainda com arrogância ao ser interpelado por Deus, o Criador sentenciou-o ao banimento do solo, além de ser condenado à condição de errante pelo mundo, que parte em busca de um futuro indefinido em um deserto de homens.

a

Caim lamentou a severidade da sua punição e mostrou ansiedade quanto à possibilidade de o assassinato de Abel ser vingado nele, mas, ainda assim, não expressou nenhum arrependimento.

O Criador estabeleceu um sinal para Caim, o signo protetor que designa a criatura de Deus, a marca do filho de Adão, para impedir que fosse morto, mas o registro não diz que esse sinal ou marca fosse colocado de algum modo no próprio Caim.

Deus disse ainda que quem o matasse seria castigado sete vezes. Após ter matado Abel, Caim teria partido para a terra da Fuga, ao leste do Éden, levando consigo a sua esposa, cujo nome não é mencionado na Bíblia

Rejeição ao sacrifício

A Bíblia não diz claramente o motivo ao qual o sacrifício de Caim foi rejeitado, mas tradicionalmente existem algumas interpretações bíblicas que tentam explicar o fato.

Algumas fontes indicam que o sacrifício de Caim não teria agradado a Deus, pois os sacrifícios a Deus deveriam ter derramamento de sangue.

Assim como Adão e Eva, ao cometer o pecado original tentam esconder-se com folhas, mais isto não esconde o pecado à Deus, que ao ver mata um cordeiro e os veste com pele de animal.

a

Outras fontes dizem que o sacrifício de Abel foi oferecido com fé, em face da declaração bíblica de que Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício verdadeiro comparado ao de Caim.

Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas., um sacrifício total.

Entretanto, a hipótese mais forte de todas é a que o sacrifício de Caim não teria um ensinamento profético. Já o de Abel apontava diretamente para a profecia que se cumpriria no novo testamento, onde o cordeiro eterno seria sacrificado para a salvação da humanidade referindo-se diretamente a Jesus Cristo.

TEXTO WIKIPÉDIA

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A