SEJA BEM VINDO AO SITE MONTEJUNTO PORTUGAL -- AQUI PODE ENRIQUECER SEUS CONHECIMENTOS -- ESPERO QUE TENHO GOSTADO DA VISITA -- O MEU MUITO OBRIGADO PELA SUA VISITA E VOLTE SEMPRE

CIDADE DE TORRES NOVAS

A

Torres Novas

Torres Novas é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 36 668 habitantes.

Pertencia à antiga província do Ribatejo, entidade hoje sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um município com 270 km² de área e 36 668 habitantes 2013 , subdividido em 10 freguesias.

O município é limitado a Noroeste pelo município de Ourém, a Leste por Tomar, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento, a Sueste pela Golegã, a Sul por Santarém e a Oeste por Alcanena.

O concelho de Torres Novas data do princípio da nacionalidade. Foi conquistado aos mouros por Dom Afonso Henriques em 1148, tendo depois a sua sede recebido foral em 1190, por Dom Sancho I. Este foral foi confirmado mais tarde por outros reis portugueses.

q

Além destes forais, o concelho regia-se também pelos documentos denominados "Foros de Torres Novas", reguladores do seu direito consuetudinário, documentos estes considerados de grande importância para o estudo do municipalismo no nosso país.

Até à conquista definitiva pelos cristãos, tanto o castelo como a povoação foram sucessivamente destruídos e reconstruídos.

Em Torres Novas realizaram-se duas importantes cortes: a de 1438, reunidas após a morte de Dom Duarte, e as de 1535, em que se assinou o contrato de casamento da Infanta Dona Isabel com Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano.

Sobre a antiguidade de Torres Novas, apenas se poderá dizer que remonta à denominação romana, pois foram descobertas as ruínas de uma vila romana, a "Vila Cardilium" residência senhorial.

A

Apesar da rápida e moderna industrialização, Torres Novas não esqueceu suas raízes, isso reflecte-se no artesanato, especialmente no campo da olaria na aldeia de Argea. Além da cerâmica, salienta-se os trabalhos em madeira, a renda, o bordado e a pintura ingénua.

Actualmente, existe uma loja no Mercado Municipal, onde os artesãos torrejanos podem expor e vender os seus artigos

Na Cidade de Torres Novas as modalidades mais praticadas são o Futebol, o Basquetebol, a Ginástica, e o Atletismo.

No Futebol o Clube Desportivo de Torres Novas, fundado em 1925, é o clube do distrito que mais participações nacionais tem, atingiu uma vez a actual Liga de Honra, mas esteve sempre entre a 2ª e 3ª divisão, está presente na III Divisão Nacional série D.

No Basquetebol apesar de existir duas equipas que praticam a modalidade o Clube Desportivo de Torres Novas e a União Desportiva da Zona Alta, é a Zona Alta que melhor representa as cores Torrejanas, já foi várias vezes campeões distritais em todos os escalões,e também já se fizeram representar várias vezes a nível nacional, muitos atletas do clube já foram convocados para estagios da selecção distrital.

a

Na Ginástica os dois clubes, e mais recentemente a Casa do Benfica, já obtiveram vários títulos nacionais, e inúmeros títulos distritais.

As evidencias dos atletas torrejanos passaram pelo mini-trampoli,e actualmente pela ginástica artística, tendo nos últimos anos beneficiado de excelentes condições para a sua prática, aqui se realizando grandes provas nacionais e encontros internacionais da modalidade.

Em Atletismo existe apenas um único clube na cidade a União Desportiva da Zona Alta que já representou as cores torrejanas em vários campeonatos nacionais, especialmente em femininos.

Sempre foi um clube mais dedicado ao meio-fundo devido á ausência de uma pista de tartan no estádio municipal, mas desde recentemente, cada vez mais se vêem atletas torrejanos nos pódios em distritais em provas que requerem mais técnica como no salto em comprimento, triplo-salto e em algumas provas de velocidade com e sem barreiras, apesar de não terem as devidas condições de treino.

Neste clube o sector mais fraco é o dos lançamentos. O seu palmarés e de meter alguma inveja a muitos clubes do distrito. Só na época 2007/2008 o clube arrecadou o troféu de Campeão do Super Clube distrital em Femininos, e o 3º em Masculinos.

Importa realçar que maioria dos seus atletas são do escalão inferior ao de Juvenis 16 anos, sendo um dos clubes mais jovens de Portugal.

A

O clube organiza algumas provas mais prestigiadas em Portugal como as tradicionais corridas de São Silvestre e o Grande Prémio de Santo António.

No clube, alguns atletas bateram records distritais e já obtiveram alguns títulos nacionais individuais. A Zona Alta é o clube do distrito de Santarém com mais atletas federados na Federação Portuguesa de Atletismo.

Na presente época de 08/09 a Zona Alta já conquistou o título de Campeão distrital de Pista Coberta, e campeão distrital de corta-mato longo em juvenis e seniores femininos, sendo vice-campeão distrital em juvenis masculinos.

A 15 de Março de 2009 o Clube de atletismo da cidade faz história, a equipa de juvenis feminina conquista o 3º lugar colectivo no campeonato nacional de corta-mato que decorreu em Castelo Branco, sendo a 1ª equipa do distrito a subir ao pódio numa competição nacional de corta-mato.

TEXTO WIKIPÉDIA

a

A

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

A

A

a

a

A